Carregando...
HQ do site

Radical Chic

Além de me inspirar na personagem Valentina, de Guido Crepax, para criar minha Catrina. Que certamente a principio teria suas próprias tiras. Contudo mais tarde, acabou sendo a companheira do Álvaro. Busquei inspiração também na Radical Chic. Personagem criada pelo cartunista Miguel Paiva a partir de 1982. Saia no suplemento dominical do já extinto Jornal do Brasil.  Miguel Paiva queria criar a figura de uma mulher que, em suas palavras:

fosse ao mesmo tempo preocupada com a realidade, visto que na época saíamos de um período autoritário, e também ligada na própria felicidade pessoal, na busca do prazer

Procurando refletir o período histórico (re)democrático pelo qual passava o Brasil. A Radical  filosofava de forma bem-humorada sobre os mais variados assuntos e sobre si mesma. Assim revelando ser uma mulher bonita, inteligente, cultivadora de prazeres. Por exemplo sexo e comida principalmente. Mas com o tempo foi se tornando menos Radical e mais Chic. Pessoalmente, acho interessante ela não ter um outro nome; sua identidade é essa e pronto.

Em 1993, foi ao ar pela rede Globo  um programa baseado na personagem, interpretada pela atriz Andrea Beltrão. Era um game show, pincelado pelas pérolas da Radical, que não durou muito.

Por fim, possui vários encadernados com as suas tiras. Que certamente são uma garantia de boa leitura e lembranças de um tempo que não volta mais.

Mauro Torres
Fonte:Wikipédia
Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.