Loading...
Sem categoria

300 – HQ

O império Persa avança se expandindo. E agora, quer tomar a Grécia. Mas 300 bravos guerreiros liderados pelo Rei Leônidas vão segurar esse avanço no estreito de Termópilas. Um fato que realmente ocorreu em 480 a.C e que certamente foi transformada em uma eletrizante HQ nas mãos de Frank Miller.

O roteiro é de fato empolgante, e a narrativa prende. A arte é magnífica. Frank Miller certamente sabe usar muito bem o jogo de cores. E a história é contada de uma forma que faz o sangue ferver.

O uso mais predominante de cores quentes, ajuda a entrar no clima do que vem ocorrendo. Somente os espartanos usam vermelho. Se somarmos isso com o fato que somente os Persas possuem cores mais frias na HQ. Inclusive em relação a toda a ambientação que usa tons beges e amarelos em sua construção. Assim, de fato vemos quem domina a narrativa. E algumas imagens parecem realmente ilustrações de vasos gregos.

A HQ tem um caráter um tanto radical. Com um forte apelo ao militarismo e perfeição. Onde os 300 espartanos são o ideal da beleza grega. Entretanto, temos deformidades na história. Contudo ou são persas, ou são traidoras. Se pode tirar um contexto ideológico na HQ, mas possivelmente não é o foco dela. Ainda mais que o contexto histórico foi devidamente representado, ainda que com a romantização da mesma. Podemos dizer que aqui não temos algo fiel aos acontecimentos de fato. Mas a versão romantizada que foi sendo transmitida com o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.