fbpx
Carregando...
Indicações de leitura

Capitão América Soldado Invernal

O capitão América, é um dos personagens que teve o seu sidekick. Não durou tanto tempo quanto o Robin, mas teve um fim também marcante. E se o Robin que morreu retornou como inimigo, então o Bucky também irá retornar dos mortos como um vilão do Capitão.

Cópia? Talvez, mas eu diria que é uma HQ inspirada que usou a do retorno do Robin como referência. Até porque ela tem sua identidade e é uma história muito bem feita. Não é pra menos que foi marcante para o personagem também ao ponto de logo ser adaptada.

Bucky, assim como o Robin, é um personagem com diversas versões, onde teve mais de um usando o manto do personagem. O que pode gerar aquela pergunta: Qual dos Bucky é o Soldado Invernal? Ou não, já que nem todo mundo sabe que teve vários Robins, imagina saber que teve vários Buckys.

Aqui, o Soldado Invernal é um agente secreto que é usado para matar alvos em sua maioria político, mas que é tão bom no que faz, que é como se fosse uma lenda. Nem a SHIELD consegue acha-lo. E assim que conseguem as primeiras provas de sua possível existência, notam que ele poderia ser o antigo companheiro do Steve.

A começar, por mais que falem que se passaram 10 anos desde que o Capitão foi descongelado, aqui temos décadas de histórias com grandes arcos e sagas que afetaram não só o Capitão, como os Vingadores ou até mesmo a Marvel como um todo. Então acaba sendo um pouco forçado engolir que o Soldado invernal ficou esse tempo todo na surdina. Mas ainda assim, dá para engolir sim.

E então, começa com o questionamento se o Soldado Invernal é mesmo o Bucky. O porque ele está agindo desta forma. Aqui ainda somos intercalados com momentos de flashback, para nos mostrar como era a relação de amizade entre os dois no passado. E mesmo depois das respostas, ainda fica o questionamento de que se terão que dete-lo, como farão? E a que custo? Isso assola mesmo é o Capitão, já que os dois eram como se fossem irmãos.

A arte é boa, tem um tom mais escuro. Pros que falam que quadrinho de Super herói é tudo colorido, aqui vemos que isso varia. A narrativa flui muito bem e sem pressa. Onde por exemplo, temos o Capitão andando pelos telhados em longas páginas com os pensamentos dele sobre o dilema que está vivendo. São elementos importantes para a construção do clima e da ambientação.

Podemos destacar as páginas do capítulo que foca documentos sobre o Soldado, que é intercalado com imagens que aparecem como flashbacks. Mas que poderiam ser também uma série de fotos do ocorrido. E as cenas de flashbacks que nos faz entender o quão é importante a amizade que o Steve nutria para com o Bucky e entender melhor o dilema que ele passa.

Não é atoa que a HQ já foi logo adaptada para o 2º filme do Capitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.