Carregando...
HQ do site

Lanterna verde – Renascimento

Lanternas Verdes renascimento

Os Lanternas Verdes estavam mortos, afinal, os anos 90. Sim, eles de novo… Ah os anos 90. Personagens morreram como tentativa de reviver a leitura que estava decaindo, devido erros editoriais ou personagens ficando datados, e 3 dos personagens que acreditávamos não retornar mais eram Jason Todd (2º Robin), Barry Allen (2º  e principal Flash) e Hal Jordan (principal Lanterna verde). E aqui, temos o retorno do Lanterna Hal Jordan.

Toda a tropa tinha sido destruída, os sobreviventes foram aposentados ou se transformaram em outras coisas (alguns literalmente outros metaforicamente). Primeiramente, o retorna da Tropa foi um evento de elementos a começar com o Kyle Rayner absorvendo todo o poder dos Lanternas, virando o Ion e sacrificando o poder para reviver os guardiões e depois a Tropa como um todo. Mas isso foi um processo de anos, e quando digo anos, falo que entre a publicação dos eventos do Kyle como Ion e o renascimento da Tropa se passaram anos. A diferença é que o Renascimento da Tropa ganhou uma publicação especial e diferenciada na época, dividida em 3 partes, já os eventos de Ion faziam parte de publicações normais nas revistas que aqui no Brasil saia nas revistas da LJA, que caso não acompanhasse elas, esses eventos teriam passado batidos. Mas a HQ funciona independente disto.

O começo deste retorno, se dá em desfazer algumas transformações e algumas mortes.

Neste caso, pelo menos o literal, e aos poucos o retorno dos velhos membros da Tropa. Até que temos o retorno de Hal Jordan e, pelo menos nunca li nada sobre em nenhuma das HQs do Lanterna Verde até então, uma explicação do porque da impureza amarela nos anéis dos Lanternas Verdes. Do que se trata realmente o Parallax. Tanto que no final seria ele o verdadeiro inimigo ao estilo “boss final”, e que no fundo estava por trás de tudo (ou dos problemas como um todo). Temos o retorno de personagens que haviam morrido. Pode ser que durante esses anos todos, eles tenham retornado.

Pessoalmente acho que isso foi um bom acréscimo a toda mitologia da Tropa dos Lanternas Verdes. Uma explicação mais plausível da fraqueza pelo amarelo e a partir daí, surge as tropas de outras cores. Aqui eu acho muito bem vindo a ideia de tropas com anéis no qual cada uma tem uma cor representante. Ao contrário do Hulk aparecer cada hora com uma cor diferente.

A narrativa e os desenhos foram bem estruturados e bem feitos.

Sendo assim, não é atoa que continuaram com o trabalho nas HQs mensais dos Lanternas, quando estavam criando todo o contexto das tropas de anéis com cores diferentes e foi um dos melhores arcos para se acompanhar na época que saiu olhando as HQs tanto da Marvel quanto da DC.

A HQ tem um aspecto mais sombrio, arte final mais escura. Ao passo que  os elementos que fugiam mais deste aspecto sombrio eram exatamente  os anéis dos Lanternas Verdes sendo usados. O que acrescenta um aspecto simbólico interessante, como se fossem o raio de esperança diante dos acontecimentos do momento.

Um detalhe, bobo na verdade, em um dado momento, Hal Jordan pega o Batman de surpresa e dá um soco na cara dele. Os fãs do Batman reclamaram bastante disto na época. Olhando pela lógica interna, a reclamação não faz sentido. Porque não foi uma luta 1×1 onde o Hal se mostrou fisicamente superior. Em síntese, foi apenas um soco  que acertou um pouco que por sorte, podemos dizer. Entretanto, um tempo depois, em uma HQ onde Hal e Bruce atuaram juntos, Batman retribuiu este soco de forma que claro que isto foi feito para agradar os fãs. Aqui temos um exemplo de como a opinião de fãs também pode ser prejudicial. Embora não estraga em nada de fato, levou a editora a compensar caprichos sem sentido dos fãs.

encontro entre Lanternas Verdes

Consiga já o seu
Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.