Loading...
Sem categoria

Demolidor – A queda de Murdock

A queda de Murdock, tem roteiro de Frank Miller e arte de David Mazzucchelli. Aqui o Rei do Crime consegue descobrir a identidade do Demolidor e arma um plano para derruba-lo. É uma das HQs mais consagradas. Bem como muito falada e que ajudou a levantar o personagem. Isso que hoje ele é um dos primeiros escalões da Marvel. E então, a HQ serviu de influência para a 3ª temporada de Demolidor.

Confesso que li a Queda de Murdock muito depois. Até porque no seu lançamento eu estava nascendo. Mas mesmo para um relançamento, demorei bastante tempo para ler. Um dos problemas disso, é que dificulta para se situar no contexto de como o personagem era na época. Assim, dificulta a compreensão de sua importância. Até porque características que foram estabelecidas aqui, foram reproduzidas mais tarde. E ao ler depois, não tem a sensação de novidade ou inovação. Mas também tem o ponto das expectativas. Sempre achei de era uma HQ que focava em como o Rei do Crime descobriu a identidade de Murdock. E então arquitetou um plano para derruba-lo. Mas na HQ, isso tudo acontece no 1º volume.

Depois, é explicado como o Fisk conseguiu descobrir a identidade do Demolidor.

A explicação é plausível, e temos um plano que rapidamente é arquitetado e  executado. Mas isso não faz da HQ ruim, ela foca no Murdock, em como ele lidar com isso, como isso o afunda e afeta em sua capacidade de socialização. Como se o plano do Fisk fosse apenas um golpe, e aos poucos fossemos acompanhando Murdock afundando no poço.

A narrativa de Frank Miller é muito boa, embora todo novo capítulo ele explica quem é o Demolidor e como o Murdock virou esse vigilante mascarado. A arte, é fenomenal, David Mazzuchelli manda muito bem não só na composição mas com soluções de construção de página e desenho que são de fazer o queixo cair.

Essa HQ é um pequeno arco que explora o psicológico do personagem durante a sua queda, o acompanha nos momentos de reflexão e aprofunda na sua psique até a sua ascensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.