Loading...
Sem categoria

Porque a luta entre Batman vs Superman não funcionou no filme que nem no quadrinho de Frank Miller?

“Você traiu a todos Clark
deu a eles o poder que devia ter sido nosso
exatamente como seus pais te ensinaram
Meus pais me ensinaram coisa diferente
caídos nesta rua, sangrando muito
morrendo sem razão nenhuma
eles me mostraram que o mundo só faz sentido quando você o força a fazer”

Batman vs Superman é um filme controverso.

Esse, é um momento icônico para o Batman, quando Batman vence Superman na sua HQ Cavaleiro das trevas de Frank Miller. Creio que é neste momento, que nasce a alcunha de “Batman com preparo é Deus”.
Esse foi um momento icônico dentro da HQ, Superman entra como um boss final, o inimigo mais difícil a se enfrentar, e como o ano era de 1986, antes das Crises na Infinitas Terras, era visto como um ser invencível, muito mais que hoje.

Mas a luta, é muito mais que isso, é um embate ideológico entre as duas visões, por um lado, o medo, a omissão que te faz ser conivente com uma situação que talvez nem ache ser a ideal, o ato de baixar a cabeça, e por outro, o fato de levantar e lutar por um ideal. E também era o ragnarok dos super heróis, um recomeço.

Anos mais tarde, vimos isso em animação

Animação esta que saiu em 2012 e 2013, bem fiel ao material original, ainda assim, menos impactante, em parte pela diferença de mídia, mas também pela alteração das palavras da conclusão da luta. Mas em 2016, foi retratado no filme Batman v Superman de Zack Snyder. Não vou entrar no mérito da qualidade do filme, que eu acho que tem reações exageradas em ambos os lados, não é nenhum “grande demais para mentes pequenas” e muito menos a porcaria que muitos querem fazer parecer. Parando para observar, fica até nivelado com Guerra Civil que é bem inferior do que querem fazer parecer. Mas, o ponto, é a luta entre os 2, que foi chupada do quadrinho, mas as diferenças fazem com que não funcione tão bem quanto o quadrinho. Não seria tão problemático, mas, se sustenta demais na luta dos quadrinhos.

As razões são diferentes, sendo no filme vem da paranoia de Bruce, que pode ter sido apimentada pelo Luthor, mas é algo inerente do Bruce, que inclusive é comum nos quadrinhos, é sabido entre os fãs que Batman tem um plano de contingência para derrubar todos os membros da Liga (seja os que passaram ou os que ficaram), que inclusive isso já deu problemas pro universo DC mais de uma vez.

Já em TDKR, Superman tinha que conter o Batman por estar seguindo ordens.

Até ai tudo bem, mas o trecho colocado no início deste texto, aparece no filme de Batman vs Superman, e é aqui que fica estranho. Entretanto, diferente da HQ, Batman não conhecia o Superman. Assim, não sabia quais os valores que Clark teve em sua educação, quais valores ele defendia e nem se preocupou com isso. Este trecho, enfatiza o embate ideológico e visão de mundo de ambos os lados, algo hora nenhuma trabalhada no filme. E isso fica mais estranho, quando é devido ao perceber que o Superman era tão humano ao ponto de se preocupar com sua mãe que ativa o gatilho que faz Batman parar independente se acha “Martha”  ridículo ou não, este foi a razão de pararem a luta, o “Martha” foi o meio utilizado pelo diretor que pode ser questionável).

Em suma, no filme, acabou sendo um easter egg solto no filme mas que afeta o desenrolar da história.

Consiga já o seu
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.