Loading...
Sem categoria

Marvel vs DC

Tem uma briga que existe há um tempo. Uma briga entre os fãs da Marvel e da DC para estabelecer qual delas é melhor. Melhor dizendo, não entre os fãs, mas entre os fanboys. É parecido com brigas de torcidas de futebol, mas felizmente infinitamente inferior.  Discussão entre mangá e comics, já é algo sem sentido. Mas pelo menos tem diferenças entre os estilos. Diferenças essas que vão de acordo com a cultura e em como o mercado se desenvolveu em cada uma. Ainda assim, as duas são quadrinhos e a diferenciação pelo nome só acontece entre a gente. Mas em Marvel vs DC, faz ainda menos sentido. Porque ambas fazem parte do mesmo mercado e compartilham dos mesmos roteiristas, desenhistas, editores e até produtores e diretores. Difícil ver alguém exclusivo de uma delas.

As regras em ambos os universos são as mesmas. De forma que qualquer personagem de uma editora funcionaria perfeitamente bem na outra. E até os lugares também podem ser transferidos sem problemas. Não atoa que quem não acompanha tem dificuldade de identificar de onde vem quem. Ao contrário de DBZ e Superman. As regras de que existe nos universos DC e Marvel certamente são parecidas. Mas em DBZ, as regras são outras.

Então teoricamente, se Batman fosse para o universo de DBZ, teria condições de desenvolver as mesmas habilidades. Ficaria no nível pelo menos do Kurinrin ou Tien Shin han. Ou até mesmo se pegar One Piece e Naruto, são regras de universos bem estabelecidas entre elas. De forma que se as unissem, geraria confusão afetando a coerência.

Até mesmo a ideia de os personagens da DC são arquétipos de deuses gregos. Isso vem devido ao fato deles terem sido criados na década de 40. Mas mesmo a Marvel não foge disso com o Capitão América, Tocha Humana original e Namor.

O fato é que tais personagens não são os mesmos dos da década de 40. Mudanças foram sendo feitas para adaptarem aos novos tempos. Então quando a Marvel veio com a ideia de personagens mais humanos e com problemas comuns aos nossos, a DC tratou de correr atrás. Nas HQs do Arqueiro Verde temos problemas como drogas e DSTs.

Personagens com problemas de pagar aluguel começaram a surgir em ambas. Mas ainda assim, nenhum como o Homem Aranha. Os impactos sociais de suas ações, suas existências e até mesmo o aprofundamento em suas psiques foram sendo tratados em ambas as editoras. Vale lembrar que algumas das maiores Graphic Novels são da DC. Cavaleiro das Trevas, Batman Asilo Arkham, Longo dia das bruxas, Entre a foice e o martelo e Watchmen por exemplo.

O fato, é que sempre que uma dá um passo a frente, a outra corre atrás. E semelhantemente quando a 2ª dá mais um passo ultrapassando a 1º, a 1ª que corre atrás. DC criou o conceito de super heróis, a Marvel os deu problemas comuns de seus leitores.

A DC levou seus personagens para o cinema. Entretanto, quando os filmes do gênero estavam para cair no esquecimento, veio a Marvel com os filmes do Homem Aranha, X-men e Blade. Ai a DC veio com Batman Cavaleiro das trevas que redefiniu o gênero. Contudo a Marvel veio com Vingadores, estabelecendo um universo compartilhado. E ainda mostrou que não precisam focar no realismo estabelecido pelo Nolam nos filmes do Batman. O que é irônico, já que a Marvel é vista como a responsável por histórias mais pé no chão. No entanto os filmes mais pé no chão são da DC. E quando as séries de super heróis estavam caindo no ostracismo, veio Demolidor.

Devido ao sucesso do UCM, a DC tentou trazer o seu UCDC

Que não deu tão certo por entre outras coisas, veio em um período de extremismos, pois os fãs sempre sonharam com um UCDC e muitos ainda querem. Mas a Dc veio com filmes de baixo orçamento, muito lucro e redefinindo novamente os filmes do gênero, mostrando novamente que mesmo esses filmes, podem ter histórias complexas e bem desenvolvidas.

A verdade, é que não existe quem é melhor, geralmente, pode-se ver qual personagem anda sendo melhor tratado, com melhores arcos, e mesmo assim, costumam ter em ambas as editoras simultaneamente (Em um dado período, as melhores HQs eram as dos Lanternas, Thor, Liga e Homem de Ferro, mas não demorou muito e o cenário mudou). E a concorrência entre elas, só trás para nós, fãs, vantagens e mais emoção.

Consiga já o seu
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.