fbpx
Carregando...
HQ do siteIndicações de leitura

Homem Aranha – a morte de Gwen Stacy

Certamente foi uma das mais icônicas personagens do Aranha, a Gwen Stacy. Que tem o seu lugar no coração de todo fã do Aranha de longa data. Então o dia que a Gwen Satcy morre, foi realmente impactante.

Contudo, a HQ é uma série de eventos que nem mesmo tem relação entre eles. Mas ainda assim, são uma sequência onde um começa onde o outro terminar. Basicamente, o Homem Aranha começa indo atrás do Hulk, para ter fotos para o Peter Parker, e quando volta, ocorre o evento envolvendo a Gwen Stacy. Mas não tem nenhum relação entre os eventos da intriga contra o Hulk com os eventos com a morte da Gwen Stacy. Onde de fato, se pode ler como HQs separadas. A única diferença é que vai começar com o Peter voltando de uma viagem. Mas que não te deixa perdido quanto ao que vem acontecendo.

Começa com uma HQ onde o Peter convence o JJ de fazer uma viagem para tirar fotos do Hulk. Após o confronto onde vemos que o Hulk é só um gigante querendo ficar na dele, mas que ainda assim vivem o caçando. Ou seja, nada de novo, o Aranha resolve voltar para Nova York e descansar nas mãos de sua namorada. Mas quando volta, Norman Osborn havia voltado a ser o Duende Verde e raptado a Gwen Stacy.

Existe uma trama paralela envolvendo a Tia May com o Dr Octopus, mas que é irrelevante. Funciona quase como easter egg, mas pode desviar a atenção do que interessa e deixar pontas para a próxima edição. E nem é uma trama em que mostra o dia a dia dos dois, para o desenvolvimento da relação entre os dois e o Peter no meio. É algo mais para espionagem, então é bem descartável mesmo.

A perseguição do Hulk com o Homem aranha, é interessante. Pode ser um pouco arrastado, mas não é cansativo.

Algo que pode ficar meio vago, que Norman Osborn já sabia que Peter era o Homem Aranha. E por alguma razão, ele teve essas memórias reprimidas junto à personalidade do Duende Verde. A HQ não perde tempo explicando os acontecimentos envolvendo isso. Portanto, ela conta com o fato de que você já vem acompanhando as histórias do aracnídeo.

A parte da morte da Gewn Stacy é realmente impactante. Foi muito bem montada e você sente a perda. Tanto da personagem em si, que tem um espaço no coração dos fãs, como a dor do Peter com isso. E o capítulo final, onde o Peter caça o Duende, você realmente sente o “sangue nos olhos” do aracnídeo.

É uma HQ mais antiga, a composição não era muito dinâmica. Mas o traço, é do saudoso John Romita, isso já diz por si só.

Contudo a edição brasileira tem um agravante. O capítulo onde a Gwen morre, começa com o narrador avisando que o título vai vim no final. Para não gerar spoiler. Mas a capa da edição brasileira, já é o corpo da Gwen nas mãos do Peter. E falo da edição formatinho mesmo, que a versão encadernada, ainda tem a desculpa que é uma compilação de histórias clássicas do personagem. E que aquele encadernado em específico, separou aquela história. Mas no formatinho da época, é entregar o final logo na capa. Entretanto, não vi a versão americana para saber se é assim também.

Um comentário
  1. Dennys Sobral

    Texto incrível de uma época que mudou o destino do Aranha dos quadrinhos… Saudades de acompanhar a maior novela da Marvel, que eram as HQS do Homem Aranha!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.