Loading...
Sem categoria

História das HQs – origem

História em quadrinhos, HQs, Quadrinhos, Banda desenhada, Gibi ou arte sequencial, é uma estrutura narrativa a base de imagens. Que pode conter ou não textos. Alguns conhecidos como balões.

A HQ como é conhecida hoje surgiu nos EUA, mas ela passou por um longo desenvolvimento até chegar aí.

Se voltarmos ao homem primitivo pré-histórico temos a arte rupestre, que consistiu na maneira utilizada para se ilustrar sonhos e cenas do cotidiano. Símbolos da vida, da morte, de céu e da terra foram encontrados nas paredes cálidas das cavernas.

Os hieróglifos são uma escrita formada por desenhos e geralmente utilizada para escrever fórmulas de oferendas, rituais de passagem ou o cotidiano de povos antigos.  Por exemplo, os Egípcios.

A tapeçaria de Bayeux é um imenso tapete bordado datado do século XI. Descreve os eventos-chave da conquista normanda da Inglaterra por Guilherme II da Normandia. No início de 1066, o rei Eduardo morre sem deixar nenhum herdeiro. Assim, a falta de um herdeiro levou a uma sucessão de disputadas pelo trono da Inglaterra. E entre eles Guilherme.

Ela possui um destaque a batalha de Hastings. Mas quase a metade das cenas descrevem fatos anteriores à própria batalha. Representa magnificamente muitas cenas da vida cotidiana nobre do final do século XI. Incluindo vestuário, castelos, navios e condições de vida da época. Nesse sentido, constitui-se em um raro exemplo da arte românica profana. Além da derrota anglo-saxã das forças de Haroldo II. Ao passo que foi o rei da Inglaterra (1066) na já citada batalha de Hastings.

Ademais, no vídeo, falamos sobre a origem das HQs. Todo o processo de evolução até chegar ao que conhecemos hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.