Carregando...
Indicações de leitura

Crise nas Infinitas Terras.

Durante anos, a DC continha uma série de universos em suas HQs. Isso porque ao longo dos anos, a DC foi adquirindo diversas editoras menores e introduzindo tudo em seu universo. Ao final, ficou uma verdadeira bagunça. Mesmo entre os leitores mais assíduos, havia confusão. Em um universo o Batman morreu e a Caçadora era sua filha. Em outro, o Batman era vivo e não tinha nenhum parentesco com a Caçadora. Tínhamos mais de 2 Supermans ou Superboys, universos com versões malignas dos heróis, que a 2ª Guerra nunca acabou e etc.

Então veio esta crise, que tinha como função, unificar todos os universos. Mas como fazer isso? E como lidar com tantos personagens icônicos? Felizmente, Marv Wolfman e George Pérez conseguiram criar uma história cativante e coesa, e que ao final, concertou este problema fazendo com que só restasse 1 universo.

Primeiramente, não se tem como trabalhar corretamente com todos os personagens, seria impossível. Então a solução foi dar prioridade a um pequeno grupo de aproximadamente 1 dúzia de personagens que ficaram responsáveis em dar o andamento ao enredo. Uns mais que outros inclusive. Entre eles, um novato o “Antimonitor” o grande vilão por trás de tudo. Entre os personagens do grupo selecionado (não só a um grupo selecionado de forma literal mesmo, com alguém pegando pessoas para montar um grupo, como personagens que não fazem parte deste grupo mas tem destaquem, como é o caso do Flash), temos alguns já conhecidos mas a maioria é pouco conhecida. Já os personagens mais conhecidos que não fazem parte do grupo mas que em algum momento tem destaque na trama, conta um bocado com um conhecimento prévio do personagem. Mas a maioria não chega a ser problema, já que muitos os conhecem (sendo a Supergirl, Batman, Cyborg).

A trama se desenvolve bem, a história é cativante e os desenhos são bons. Vez ou outra, pode se perder diante de tanto personagem. Mas aqui conseguiu manter uma coesão maior que muitas crises do mesmo estilo que a DC viria a fazer futuramente. E na trama, não tem medo de matar personagens. Você não sabe quem de fato irá sobreviver ao final. Mesmo que diga que irá sobreviver um Superman, mas qual deles? Inclusive porque não demora muito para a maioria dos universos serem destruídos.

E ao final, temos um novo recomeço. Onde hoje já sabemos, que depois disso a DC recontou a origem de seus personagens e até mesmo desfez isso tudo sabe-se lá pra que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.