Loading...
Sem categoria

Biografia – Akira Toryama

Hoje eu resolvi falar um pouco para vocês sobre a vida do gênio por trás do épico Dragon Ball, Akira Toriyama!

Akira Toriyama

Akira Toriyama nasceu em Kiyosu, Aichi, no Japão, em 5 de Abril de 1955.  Akira iniciou sua carreira em 1978 com Wonder Island, publicada na Weekly Shonen Jump (revista semanal de mangás publicadas pela editora Shueisha).

Sua fama se fez através da história intitulada Dr. Slump. Um manga que narra às aventuras de Arale, uma menina-robô e os habitantes da Vila Pinguim. Série com 18 volumes publicada semanalmente na Shonen Jump no Japão, entre 1980 e 1986. E por fim, duas séries animadas: Dr. Slump & Arale-Chan (1981-1986) e New Dr. Slump (um remake do original de 1981). No Brasil ela foi publicada em 2002 pela Conrad, porém não chegou ao final devido às poucas vendas.

Apesar de Dr. Slump ter sido a história que fez a fama de Akira, ele é conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball.

Mangá que teve 42 volumes. Dragon Ball publicado inicialmente na Weekly Shonen Jump a partir de 1986 mas todos o conhecem pelas animações. Certamente, três animes de enorme sucesso em todo mundo (Dragon Ball GT, um quarto anime que não fora criado por Toriyama, ). E ainda filmes de longa-metragem, vídeo-game e um mega-merchandising. Em suma, seu sucesso fora tão grande que Akira trabalhou de 1986 a 1995. Período de onze anos onde foram produzidos 42 volumes, cada um com uma média de 200 páginas.

Todavia Akira tem um trabalho que se estende. Projetos de personagens para a série de jogos do vídeo-game Dragon Quest. Ainda temos o RPG Chrono Trigger do Super Nintendo. Posteriormente o jogo de luta da PlayStation, Tobal No1. Contudo ele também criou pequenas histórias como Cowa!, Kajika e Sandland, além de alguns one-shoots. E seu trabalho mais recente até então, como designer de personagem para o RPG Blue Dragon para o Xbox 360, com o Hironobu Sakaguchi (autor do famoso Final Fantasy) como diretor. A saber inclusive, que o jogo recentemente se tornou um anime.

Akira Toryama inegavelmente é considerado o grande mestre do gênero shonen (gênero com jovens do sexo masculino sendo seu público alvo, devido a enredos humorísticos, cenas de ação e a existência de personagens femininas trajando roupas provocantes). Ao passo que obras que seguem este estilo são: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Hunter x Hunter, Yu Yu Hakusho, One Piece, Bleach, Death Note, entre outras.

DBZ, a maior obra de Akira Toriyama

Escrito por – Gabriel Albuquerque
Consiga já o seu
Consiga já o seu
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.