Carregando...
Indicações de leitura

Batman o longo dia das bruxas

Seguindo diretamente os eventos de Batman: Ano Um, esta obra mostra uma série de assassinatos ocorridos em datas festivas e sempre relacionados ao submundo dos gângsteres de Gotham City, trazendo de volta personagens como Carmine Falcone – o Romano -, Harvey Dent, James Gordon, Mulher-Gato e muitos outros.

Originalmente concebida como um arco para a revista Legends of the Dark Knight, a minissérie Batman: O Longo Dias das Bruxas se tornou um dos maiores épicos dos quadrinhos e consagrou a dupla Jeph Loeb e Tim Sale.

A arte de Tim Sale é simplesmente fantástica. Ele sabe muito bem como usar um jogo de cores para criar uma ambientação noir e ainda mescla com elementos caricatos no traço. E as páginas onde o assassino mata as suas vítimas, são fantásticas, em preto e branco onde apenas um elemento importante da cena ganha cor.

A narrativa é outro ponto forte. Você tem a sensação de estar mesmo lendo uma história de gangster, e que aos poucos, a máfia vai perdendo espaço para os lunáticos. As participações de cada vilão do Batman é bem encaixada, nenhuma soa gratuita. Vemos que os mafiosos contratam os vilões clássicos do Batman para missões específicas que se relacionam com os poderes deles. Como exemplo, a habilidade da Hera em manipular homens, faz com que ela consiga coisas que os mafiosos precisavam, e por isso a contratam.

O mistério por trás das mortes é intrigante. Você realmente suspeita de vários personagens. Pode mesmo ser o Harvey, visto que conhecemos os maneirismos do personagem e sabemos no que ele se tornará. Mas também pode ser a Sofia Falcone ou alguém da família Maroni já que todas as vítimas são da família Falcone. E a resposta é inusitada.

Os mistérios são bem trabalhados, os relacionamentos também, seja do núcleo de detetives (Bruce, Gordon e Harvey) ou do núcleo de mafiosos. Tem aquele aspecto de filmes de máfia onde os mafiosos dão muito valor à família.

Com certeza, essa HQ é uma obra de leitura obrigatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.