Carregando...
HQ do site

Bane

O personagem que uma vez quebrou a coluna do Batman

Bane, surgido na década de 90, o grande responsável por quebrar a coluna do Batman. E consequentemente responsável pela maior derrota que o morcego já teve em sua vida nas HQs. Assim, já chegou conquistando seu espaço em os maiores vilões do Batman.

Mas como surgiu na década de 90, sofreu com o mal desta década.

Filmes de ação onde os vilões não precisavam ser muito bem construídos. Onde muitos personagens eram apresentados de forma forçada para parecer malvado. Contudo, Bane quando surgiu, apareceu de forma bem construída. Um vilão meticuloso, ardiloso. Observava o Batman enquanto manipulava vários vilões. E assim, somente quando Bruce estivesse fraco, ele agiria para quebra-lo. Inteligente, lutador e que depois, superou o uso do veneno. Veneno que é um anabolizante que o dava uma força realmente descomunal. E não foi por superar o veneno, que ficou menos letal.

Futuramente, vários personagens começaram a ter proporções mais exageradas. Podemos dizer que em sua primeira aparição, poderíamos pensar em The Rock no papel. Mas mais pra frente, ao usar o veneno ele ficava tão grande e musculoso, que teria que apelar para o CGI.

Mas ele teve seus problemas em sua criação. Era tão malvado, que nasceu em uma prisão para cumprir pena do pai. Um elemento forçado para mostrar que é um “vilão vilanesco”. E descobre a identidade do Batman por causa de um sonho. E devido a esse sonho, ficou fissurado no morcego ao ponto de derrota-lo virou sua meta de vida?

Mas independente de sua origem que foi ridícula, ele ainda assim se mostrou um grande personagem. Mas por ser alguém que surgiu nos anos 90, e não consigo pensar em outra razão, foi taxada de um vilão que só tem tamanho. Um cara grande e burro que só serve para porrada. E não só pelos fãs do Cavaleiro das Trevas, mas os próprios roteiristas esqueceram que ele derrotou o Batman o superando na base da estratégia e não indo na ignorância pura. Chegando ao ponto, de numa HQ mais recente, uma variação do veneno aumentava a sua inteligência. Como se isso fosse necessário para ele ser inteligente. E pra piorar, se olhar a trama da HQ, parece que ficou foi mais burro.

E convenhamos, sua aparição em Batman e Robin, como um troglodita que só sabe rugir e atacar os outros feito animal, não ajuda muito a sua imagem. E ainda por cima, essa versão veio logo depois do seu surgimento nas HQs.

Mas tivemos a sua aparição em Cavaleiro das Trevas Ressurge. E lá, tivemos um Bane inteligente e forte. Que age na base da estratégia e manipulador. Tá certo que no final caiu na friendzone parecendo ser um mero lacaio. Embora ele não obedece a Thalia ein… Mas ainda assim, sua honra foi limpa neste filme. Tanto que sua aparição no game do Batman Arkham Origens, reinventa o visual que havia sido apresentado no Arkham Asylum e City, o fazendo ser imponente e estratégico. E provavelmente deu a ideia para a HQ em que o veneno aumenta a inteligência e… o deixa mais burro…

Contudo, é um personagem com autos e baixos. Que nem sempre recebe o devido crédito e carinho dos fãs do morcego. E as vezes, parece que nem os editores da DC sabem o que fazer com o personagem. Mas aos poucos, ele vai retomando o seu lugar e respeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.