Loading...
Sem categoria

A morte do Superman – além da HQ

Uma das HQs mais icônicas do homem de aço, a morte do Superman. Na época, foi uma verdadeira jogada publicitária para trazer o personagem de volta. Já que estava morto antes mesmo da morte nas mãos do Apocalypse. No entanto, se tornou uma das mais memoráveis do personagem. Devido a isso, recebeu diversas adaptações.

Sempre que o Apocalypse aparece, a morte do Superman é reverenciada. De mesma forma, o Bane em relação ao Batman.

Ainda no desenho da LJA, o que passava no SBT, temos um episódio que cita a morte do Superman. O Super não morre neste episódio. Mas todos sabemos que seria aquele o momento deste acontecimento.

Entretanto, ela acabou recebendo 2 adaptações. E no filme Batman v Superman, novamente vemos a morte do Superman.

Contudo, a HQ é simplesmente um luta gigante ao melhor estilo DBZ. Digno dos 5 minutos de Namekusei. Mais de 200 páginas só de luta e nenhum enredo desenvolvido. Não significa que é ruim, mas ao ser trasposta para outra mídia, não é o suficiente.

Nos filmes foi necessário um momento para o desenvolvimento do Superman e suas relações. Tanto nas animações, bem como no filme BvS. No entanto, isso pode comprometer a sensação de lutar até o último suspiro, mesmo quando não aguenta mais. Esta sensação não é vista mais em BvS. No filme de Snyder, não temos a impressão de uma luta onde o Super deu tudo de si. Diferentemente das animações.

Entretanto, o filme BvS ainda consegue transmitir a ideia de um golpe fatal que termina a luta muito melhor que as animações. Os golpes que o Super dar no Apocalypse no final, não tem nada de especial em relação a todo o resto da luta. Tanto a 2ª animação quanto o filme de Snyder, terminam com ele morto. Eu diria “morto”. Enquanto a primeira animação ele retorna a vida. Para isso, a animação reduziu o retorno do Superman de 4 Supers falsos, para apenas um. O que perde e muito o impacto, tanto da morte bem como no retorno. Fora que as animações demonstram mais violência que o filme do Snyder. Mesmo se tratando da versão do diretor.

Outra diferença, que na primeira animação, o Super está sozinho. Na segunda, o Apocalypse toda a liga. Mas a LJA com sua formação clássica. E assim o Superman realmente fica sendo a última esperança. Já o filme, foi durante o confronto com a trindade, que saiu do combate todos eles inteiros.

Contudo, mesmo qualquer um dos 3 passando longe de transmitir o impacto que a HQ transmitiu, são obras que não podem ser ignoradas por um fã.

Consiga o seu por R$16,90
2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.