Loading...
Sem categoria

Tartarugas Ninjas

No último dia 31, foi anunciado pela Panini os quadrinhos do clássico Tartarugas Ninjas. As famosas tartarugas mutantes, muito conhecidas em séries de TV e desenho, volta ao seu formato original. Poucos sabem disso, mas os heróis de Nova York surgiram originalmente em um quadrinho independente criado por Kevin Eastman e Peter Laird e publicada pela Mirage Comics em 1984.

Ambos os autores, amantes dos trabalhos de Frank Miller e Jack Kirby, no ano de 1983; começaram a batalha para tentarem entrarem no fechado mundo dos quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira como freelance. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts. Os dois começaram uma parceria e fundaram a Mirage Comics. A criação das Tartarugas Ninjas se deu após um dia frustrante de trabalho na tentativa da criação de uma nova personagem. Os dois cansados foram para um bar relaxar e começaram a conversar sobre quais as características uma personagem deveria ter para fazer sucesso. Em meio à conversa Laird desenhou uma tartaruga segurando um nunchaku. A partir deste desenho os dois começaram a fazer uma série parodiana dos grandes sucessos da época.

A criação do quarteto iniciou com a inspiração no acidente que cegou Matt Murdock (Demolidor) com material radioativo. Outro garoto passava pelo local carregando uma caixa com quatro tartarugas, e elas foram também atingidas e caindo no esgoto de Nova York, onde se passa toda a história. Foi a partir dessa brincadeira que nasceram as Tartarugas Ninjas Mutantes Adolescentes. Também fora criado o Mestre Splinter, que ensinou ninjtsu e batizou as quatro tartarugas com nomes de grandes renascentistas: Leonardo (usa katanas e é o líder do grupo), Michaelangelo (usa nunchakus e é o brincalhão do grupo), Raphael (usa sais e é o rebelde do grupo) e Donatello (usa um cajado Bo e é o inventor, o cérebro do grupo). Além dos cinco também fazem parte da história os dois únicos amigos das Tartarugas: April O’Neil (uma assistente de laboratório) e Casey Jones (um justiceiro e maluco por esportes). O grande vilão do grupo é o líder de um clã ninja chamado Destruidor (o clã recebe o nome de Clã Foot).

Kevin Eastman e Peter Laird bateram na porta de várias editoras tentando publicarem o quadrinho. Mas, ninguém queria apostar em uma ideia absurda como a proposta pela dupla. Sem incentivo de uma editora, eles resolveram publicar como um quadrinho independente em preto e branco com a ajuda de um tio de Kevin. Na primeira tiragem foram impressas 3.000 revistas, porém o sucesso fora grande e logo eles tiveram que imprimir 6.000 exemplares e em seguida 15.000. O quarteto conquistou rapidamente o público alternativo com uma mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação.

As ousadas citações a heróis undergroud, temáticas literárias, lutas e bom humor; logo as Tartarugas conquistaram muitos fãs e os criadores, quatro anos depois (1987), assinaram um contrato para fazer uma linha de brinquedos e uma série animada para a televisão. Produzido por Murakami Wolf Swenson Film Production Inc. e ficou no ar durante nove anos e foi mais centrada no humor do que na violência. Houve algumas adaptações como a mudança de cor das bandanas (originalmente todas eram vermelhas), a origem do Mestre Splinter e a adição de alguns vilões: Krang (alienígena) e os capangas Bebop Rocksteady. No Brasil foi transmitido pela Rede Globo.

No ano de 2003, um novo desenho começou a ser exibido, e ficou no ar até 2009. Produzido pela Mirage Studios e transmitido pela Fox e pela 4Kids Entertainment; houve um retorno ao original, deixando a série mais violenta e com uma trama mais completa. No Brasil foi exibida pela Fox Kids/Jetix. Agora em 2012, a Nickelodeon está sendo responsável por um novo seriado, programado para estrear no dia 21 de Setembro.

Além das séries animadas o quarteto ainda possui quatro filmes: As Tartarugas Ninjas (1990) – conta a origem dos quatro. As Tartarugas Ninjas 2: O Segredo de Ooze (1991) – destruidor busca pelo mutagênico que transformou as Tartarugas. As Tartarugas Ninjas 3 (1993) – as Tartarugas voltam ao Japão feudal. Tartarugas Ninjas – O Retorno (2007) – filme em 3D onde o quarteto enfrenta o renascido Clã Foot.

 

Por Gabriel Albuquerque

Consiga já os eu
Consiga já o seu
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.