Loading...
Sem categoria

Joe Sacco – O Jornalista Quadrinista

Nascido em Malta (país que consiste em um arquipélago, banhado pelo Mar Mediterrâneo e próximo à Sicília – Itália) no ano de 1960. Boa parte de sua infância, ele viveu na Austrália, e aos doze anos, mudou-se para os Estados Unidos (não foi encontrado o porquê das mudanças). Estabelecido no estado do Oregon, em 1981 graduou-se em jornalismo pela Universidade do Oregon. Após formado, Sacco resolveu viver seu verdadeiro sonho, que era ser artista. Ele retorna a Malta no ano de 1983 e publica seus primeiros desenhos. Vendo que sua carreira artística não seria alavancada em seu pequeno país de origem, Joe resolveu voltar para os EUA, onde passou a morar na cidade de Portland. Na maior cidade do Oregon, ele coeditava e copublicava uma revista mensal de desenhos em quadrinhos. E no ano de 1986, muda-se para Los Angeles, onde começa sua colaboração para a editora Fantagraphics Books.
Dois anos mais tarde, o jornalista se dedica a viajar pelo mundo, com a ideia de recolher as tradições, histórias e costumes de todos os países e cidades em que esteve. Não só dos locais, como também de seus habitantes. Com toda essa carga de conhecimento, ao retornar, publicou seu primeiro livro de quadrinhos, Yahoo.
Entre os anos de 1993 a 1995, o jornalista se dedicou ao livro Palestina. Ele passa a contar em seus quadrinhos suas próprias vivências naquele território, que hoje está dividido entre uma área do estado de Israel e outras duas de maioria árabe: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Atualmente, Israel mantém o controle das fronteiras e está construindo um muro de separação, que na prática anexa porções significativas da Cisjordânia ocidental às fronteiras israelenses. O que Sacco queria mostrar nesse quadrinho não era especificamente a guerra. A sua ideia era levar o conhecimento de uma nova cultura aos seus leitores, tanto do lado palestino como do lado israelense; principalmente com relação à religiosidade daquele local (um dos motivos da guerra), que é extremamente marcante.
Após Palestina, Sacco trabalhou em mais um livro relatando uma área de conflito: Área de Segurança: Gorazde. Essa publicação saiu no ano de 2000, e retrata a Guerra da Bósnia, entre março de 1992 e novembro de 1995. A guerra envolveu vários lados: de acordo com numerosos relatos do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, os países envolvidos no conflito foram a Bósnia e a República Federal da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro, mais tarde), bem como a Croácia. A guerra foi causada por uma combinação complexa de fatores políticos e religiosos: o fervor nacionalista, crises políticas, sociais e de segurança que se seguiram ao fim da Guerra Fria e a queda do comunismo na antiga Iugoslávia.
Em 2003, foi a vez de Sacco retratar os conflitos de Sarajevo (veja vídeo de nosso canal – link; e também leia mais sobre em – link). Mais precisamente, a Graphic Novel mostra a representação em desenho do jornalista voltando ao local da guerra para entender e ver melhor como estava a reconstrução da cidade. Durante todo o enredo, há flashbacks mostrando cenas do conflito ocorrido, sendo muitas das cenas, fatos; não só nomes, mas também construções e locais de alguns fatos importantes.

Escrito e editado por Gabriel Albuquerque
Revisado e corrigido por Tarsila Albuquerque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.