Loading...
Sem categoria

Eiichiro Oda

             Com certeza quem nunca viu One Piece já ouviu falar dele. Mas, até os mais fanáticos, conhecem sobre o seu criador?
Eiichiro Oda nasceu em 1º de Janeiro de 1975, na cidade de Kumamoto, província do Japão localizada na ilha de Kyushu. Quando criança, Oda sempre se impressionava com as histórias vikings, e isso o inspirou a se tornar um mangaká. A sua primeira personagem foi um lutador de luta livre que usa uma cabeça de panda, daí o nome Pandaman. Essa personagem foi criada para um concurso de artistas, na qual ele não ganhou. Mais tarde ele enviou essa mesma personagem para fazer uma participação em um mangá clássico de Yudetamago, Kinnukuman. Mais tarde essa personagem se tornaria um figurante em suas próprias histórias.
Com 17 anos de idade ele publicou o seu primeiro trabalho, Wanted!. Esse trabalho lhe rendeu vários prêmios e, entre eles, um dos mais cobiçados: Prêmio Cultural Osamu Tezuka, o que o levou a trabalhar na revista Weekly Shonen Jump. Ele iniciou como assistente na série de Shinobu Kaitani, Suizan Police Gang. No mesmo ano ele trabalhou como assistente do Masaya Tokuhiro nos títulos: Jungle King Tar-chan Mizu no Tomodachi Kappaman. Neste último trabalho foi onde Oda encontrou o seu próprio estilo.
Aos 19 anos ele foi assistente de Hiroyuki Takei, Shaman King. Mais tarde teve outra grande influência ao trabalhar com Nobuhiro Watsuki, Ruronin Kenshin. Esse último o inspirou a criar o famoso caçador de recompensa Roronoa Zoro. Quando não estava ajudando os dois grandes artistas, ele trabalhava em suas próprias histórias: Romance Dawn One Piece, sendo que essa última foi a que fez sucesso rápido por todo o Japão após ter sido publicada em uma Shonen Jump.
Oda tem vários ídolos e ele sempre os homenageia em suas histórias, como por exemplo: a personagem Marshall D. Teach, onde “Marshall” é o verdadeiro nome do rapper Eminem. Outro exemplo são dois vilões de One Piece: Jango Spandam, que homenageiam respectivamente Michael Jackson e possivelmente WWE Wrestler Mankind. E entre todos os seus ídolos, segundo o próprio Oda, o seu maior ídolo e influência é o Akira Toryama.

Alguns de seus trabalhos:

Wanted! – 1992
God’s Present for the Future – 1993
Itsuki Yakou – 1993
Monsters – 1994
Romance Dawn – 1996
One Piece – 1997 (em desenvolvimento)
Dragon Ball x One Piece: Cross Epoch – 2006
One Piece x Toriko – 2011

Escrito por Gabriel Albuquerque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.