Loading...
Sem categoria

Dylan Dog – Johnny Freak

         Dylan Dog é uma revista em quadrinhos da linha Bonelli Comics, publicada na Itália pela Sergio Bonelli Editore, e tendo tido, no Brasil, edições lançadas por diversas editoras. Conhecido como o Detetive do Pesadelo, Dylan é um investigador, com um inseparável parceiro chamado Groucho, que está sempre pronto a fazer piadinhas sobre qualquer tema, assunto ou acontecimento.
Na história Johnny Freak, Dylan encontra um jovem surdo, que não tinha pernas e apresentava sinais de agressão. Ao descobrir que o jovem nascera apenas com a deficiência, nota que algo acontecera para que ele perdesse as pernas e até outras partes do corpo. E diante desse cenário, resolve ajudar.
Com um traço realista, enquadramentos simples, utilização de um sombreamento que vai do claro ao escuro de forma chapada e composição digamos mais clássica, sem fazer com que os quadros deixam de ser quadrados ou utilização de sangria (quando a imagem transborda o quadro) porém eficaz, de forma mais contida, a HQ ainda remete a quadrinhos da década de 70 e 80 (o quadrinho surgiu na década de 80, mas so foi publicada nos anos 2000— não consegui a data, ao certo, da publicação original).
Dylan Dog e seu parceiro agem como Sherlock Holmes e Watson, porém o Groucho atua como alívio cômico, tendo, inclusive, um visual que remete a Charles Chaplin. Logo também somos apresentados a dois personagens: Johnny, o jovem deficiente, e a enfermeira. E de cara já nos cativam, principalmente Johnny, que nos dá uma lição de humanidade ao final da HQ.
Os antagonistas ficam mais encobertos, aparecendo ao final da história (apenas um deles aparece mais cedo). Não se tem um mistério grande sobre quem é/são os responsáveis pelo sofrimento de Johnny, mas a razão pela qual cometem o ato o é.
Com certeza uma boa indicação de leitura, agradável e divertida, e como diria Dylan Dog: “Judas dançarino é muito bom”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.