Loading...
Sem categoria

Crossovers

Hulk vs Superman, quem ganha?

Thor ou Superman? Batman ou Capitão América? Flash  ou Surfista Prateado? Batman ou Demolidor? Quem vence?

A resposta é obvia, quem o roteirista quiser. Mas a vitória será coerente?

Aqui entra o caso de verossimilhança e suspensão da descrença. Para podermos acompanhar uma história e nos simpatizarmos com um personagem a ponto de nos preocupar, sentir tristeza ou felicidade por ele podendo ficar chateado caso um deles morra, precisamos da verossimilhança. Não se tem como acompanhar um personagem que consegue voar e comprar a história se preocupando com o personagem tendo em mente que pessoas que voam não existe. Para dar certo, é necessário que a história nos faça esquecer que se trata de uma ficção. Principalmente obras de terror. Aqui entra a verossimilhança, que nada mais é que as regras estabelecidas em um universo.

Tais regras devem ser muito bem estabelecidas, principalmente em obras que tratam de fantasia, que correm um risco mais fácil de “nos tirar de dentro dela”.

Então que entramos nos universos DC e Marvel, onde estas regras são muito amplas e flexíveis. Peter Parker foi um aleatório que foi picado por uma aranha radioativa, Flash ganhou seus poderes de forma acidental ao ponto do acidente ter sido reproduzido depois e outros, muitos outros personagens ganharam poderes. Tem seres que simplesmente deram poderes a personagens já estabelecidos até então, soros e acidente e mais acidentes que geram poderes para pessoas que estava no lugar certo (ou errado) na hora certa (ou errada). Tecnologias sendo desenvolvidas o tempo todo para vários personagens, alguns criando armaduras. O mais famoso, o Homem de Ferro, que hoje troca de armadura que nem trocamos de roupa. Mas isso não é monopólio dele, Batman, besouro Azul e sem dizer toda a gama de vilões do próprio Homem de Ferro ao ponto de gerar 2 arcos de “Guerra das armaduras”. Itens que oferecem poderes de forma momentânea.

O espantalho, vilão do Batman que é meramente um humano, já virou um monstro com capacidades sobre-humanas, assim como o Coringa no jogo Batman Arkham Asylum que usa em si mesmo uma variação do veneno que pertenceu ao Bane, que inclusive o Charada já usou e o próprio Batman já usou. E ninguém estranhou em nenhum dos casos. Podem não ter gostado, mas foi mesmo pelo fato da construção do personagem quanto ao que ele representa do que pelo fato de ter ganhado um poder. Tanto que personagens mais desconhecidos que ganham poderes, ninguém liga e até uns mais conhecidos as vezes.

Então, mecanismos para um ser humano comum, vencer um super ser, é o que não falta, ao ponto de um personagem aleatório pode ganhar um poder gigantesco de repente sem necessariamente gerar incoerência e gerando mais curiosidade de como ganhou os poderes do que estranheza.

Portanto, voltando aos crossovers, quando acontece uma luta entre personagens, o que gera o descontentamento dos fãs é puramente ego. Afinal, se você gosta do personagem, é porque se identifica com ele em algum aspecto, passa a ter uma relação pessoal com ele, ao ponto de ve-lo perdendo é como se você perdesse (e eu sei o que estou dizendo porque sinto isso também, mas… devemos ter maturidade ao ler, o que as vezes parece que falta em alguns fãs).

Podemos pegar como exemplo, um canal de Youtube chamado “Bat in the Sun” que gera crossovers live action entre vários personagens da cultura pop. De forma que o vencedor se dá por meio de uma votação. E após um tempo, começaram a criar um final alternativo aos crossovers onde o perdedor da votação tivesse um final em que ele vencesse a luta. Me pergunto se não é por reclamação dos fãs dos personagens que perderam

Em crossovers de editoras diferentes, é normal um empate para não afetar os fãs de ambos os personagens, já que estes crossovers são mais raros de acontecerem, mas os personagens da mesma editora, já não tem isso mais, e nem assim fogem das reclamações.

Claro, você tem momentos que geram incoerência, por mais que as regras sejam amplas e flexíveis, não são inexistentes. Mas o mais comum mesmo, é briga de ego de fanbase.

Consiga já o seu
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.