Loading...
Sem categoria

Biografia – Akira Toryama

Hoje eu resolvi falar um pouco para vocês sobre a vida do gênio por trás do épico Dragon Ball!

_Akira Toryama nasceu em Kiyosu, Aichi, no Japão, em 5 de Abril de 1955. A sua maior influência. Akira iniciou sua carreira em 1978 com Wonder Island, publicada na Weekly Shonen Jump (revista semanal de mangás publicadas pela editora Shueisha).
_A sua fama se fez através da história intitulada Dr. Slump, que narra às aventuras de Arale, uma menina-robô e os habitantes da Vila Pinguim. A série teve 18 volumes e foi publicada semanalmente na Shonen Jump no Japão, entre 1980 e 1986. Também teve duas séries animadas: Dr. Slump & Arale-Chan (1981-1986) e New Dr. Slump (um remake do original de 1981). No Brasil ela foi publicada em 2002 pela Conrad, porém não chegou ao final devido às poucas vendas.
_Apesar de Dr. Slump ter sido a história que fez a fama de Akira, ele é conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball. Mangá que teve 42 volumes e foi publicado inicialmente da Weekly Shonen Jump a partir de 1986. Houve duas séries animadas de enorme sucesso em todo mundo (houve uma terceira que não fora criada por Toryama, Dragon Ball GT), filmes de longa-metragem, vídeo-game e um mega-merchandising. Seu sucesso fora tão grande que Akira trabalhou de 1986 a 1995, e durante esse período de onze anos foram produzidos 42 volumes, tendo cada um uma média de 200 páginas.
_Seu trabalho se estende por projetos de personagens para a série de jogos do vídeo-game Dragon Quest, o RPG Chrono Trigger da Super Nintendo e o jogo de luta da PlayStation, Tobal No1. Também criou pequenas histórias como Cowa!, Kajika e Sandland, além de alguns one-shoots. Seu trabalho mais recente foi como designer de personagem para o RPG Blue Dragon para o Xbox 360, dirigido por Hironobu Sakaguchi (autor do famoso Final Fantasy). O jogo recentemente se tornou um anime.
_Akira Toryama é considerado o grande mestre do gênero shonen (gênero direcionado para jovens do sexo masculino devido a enredos humorísticos, as cenas de ação e a existência de personagens femininas trajando roupas provocantes). Exemplos deste estilo são: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Hunter x Hunter, Yu Yu Hakusho, One Piece, Bleach, Death Note, entre outras.
_Atualmente o quadrinista está supervisionando um novo filme envolvendo o universo Dragon Ball em formato live action, com lançamento previsto para 2013. Na internet já tem alguns teasers.

Escrito por – Gabriel Albuquerque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.